Mangaratiba recebe nesta semana prova internacional de triathlon
O Rio de Janeiro recebe nesta semana o TRITON 3, prova em formato inovador do circuito internacional TRITON World Series, que proporciona desafios exclusivos para que cada atleta desperte seu espírito de superação e transponha os seus limites.
A competição será realizada entre os dias 9 e 11, no Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, local que além de oferecer um cenário paradisíaco e estrutura de ponta para a realização da prova, está diretamente ligado à história do triathlon brasileiro. Nos anos 1980, a primeira prova de distância full realizada no país, com trajeto entre Angra dos Reis e a capital, teve em Mangaratiba um dos seus trechos mais icônicos.
Esta será a estreia no Brasil do modelo de prova exclusivo do TRITON, onde cada modalidade – natação, ciclismo e corrida – é realizada em dias consecutivos. A disputa em estágios permite aos atletas entregarem toda sua energia em cada disciplina, buscando sempre a superação e os melhores resultados. O modelo equilibra ainda o peso de cada etapa na pontuação final da prova, tornando o evento atrativo tanto para os atletas de alto rendimento como para aqueles com maior afinidade em uma das disciplinas, ou mesmo aos atletas que buscam no triathlon uma melhor qualidade de vida.
“O TRITON resgata a essência do triathlon original de desafio, inovação e, principalmente, o seu espírito de superação. Alinhado às origens da modalidade, a proposta do TRITON é proporcionar a cada atleta uma experiência única, em uma corrida em estágios na qual ajustamos também o peso das modalidades para, de fato, coroarmos o melhor triatleta”, explica André Gracindo, Global Head of Operations do TRITON World Series.
As provas de natação acontecem na sexta-feira (9) nas águas abrigadas e bem sinalizadas da Marina Portobello. O desafio, feito em distâncias de 1.000 metros (Short), 2.000 metros (Middle) e 3.000 metros (Long), será recompensado por um dos trechos mais preservados da Costa Verde, com águas cristalinas e a Mata Atlântica em toda a sua vitalidade.
No sábado, os atletas irão pedalar em uma das melhores estradas do país para o ciclismo de estrada, na Serra do Piloto. Patrimônio histórico tombado, o percurso integra a antiga Estrada Imperial e oferece uma topografia desafiadora, com muitos trechos sequenciais de subida, em distâncias de 50 km (Short), 100 km (Middle) e 150 km (Long).
Já nas provas de corrida, que serão realizadas no domingo (11), os atletas irão explorar um percurso inédito, concentrado dentro do Portobello Resort & Safári. Com terreno que fomenta a velocidade e exige muito preparo, técnica e perseverança, os trajetos terão distâncias de 10 km (Short), 20 km (Middle) e 30 km (Long).
Os atletas puderam escolher, no momento da inscrição, três opções de participação: a solo, onde competem individualmente nas três modalidades, por distância e faixa etária; o revezamento, que pode ser composto por dois ou três atletas, onde cada participante disputa uma modalidade, e acontece, somente, na distância Middle; e a individual, onde o participante realizou a inscrição por modalidade, podendo fazer uma ou mais disciplinas de sua preferência, sem a obrigatoriedade de participar dos 3 dias de competição.
Pensado também para oferecer a melhor experiência aos familiares e acompanhantes, o TRITON contará com muitas atrações para o público presente em sua arena, como ativações de patrocinadores, shows todos os dias com bandas locais e recovery gratuito para os atletas.
No sábado, o TRITON irá promover três sessões de Talk Shows com temas relevantes aos atletas. No primeiro, o nutricionista Rafael Brasília, pós-graduado em Nutrição Esportiva, Nutrição Experimental e Mestre em Neurociências irá falar sobre saúde e nutrição esportiva. Na sequência, o sócio idealizador do TRITON World Series, Paulo Leite, estará no Brasil, acompanhando o evento, e contará a história por trás da marca. Como o formato surgiu e seus diferenciais.
No terceiro Talk Show do dia, vamos conhecer os segredos de performance de Miguel Morone, melhor maratonista amador do Brasil e único atleta convidado para a Elite nas Majors; Wagner Romão, triatleta de alto rendimento do Exército brasileiro e Hector Haussen, executivo e triatleta de alto rendimento, indo para sua 2ª participação em Kona.
A arena será palco também da Kids Races, prova criada para incentivar as crianças a praticarem esportes desde cedo, que acontecerá no sábado (10) no Portobello Resort & Safári. A prova conta com categorias de 3 a 14 anos, sendo que crianças menores de 5 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Sistema inovador de pontuação
As inovações do modelo TRITON 3 não se limitam às opções de competições oferecidas aos atletas. A pontuação também segue um modelo exclusivo do circuito, onde o acumulado nos três dias de provas é feito a partir da soma das colocações do atleta. A posição de chegada em cada uma das modalidades representa um ponto. Ou seja, quem fizer menos pontos, ganha. Se o atleta ficar, por exemplo, em 1º lugar na natação, 4º lugar no ciclismo e 2º lugar na corrida, somará ao final 7 pontos. Quem somar a menor pontuação é consagrado como campeão.
No triathlon tradicional, a classificação é estabelecida pelo tempo acumulado das três provas, com uma influência quantitativa de tempo, sendo menor na natação, maior no ciclismo e intermediário na corrida. O TRITON 3 equilibra a performance em cada modalidade, dando a todas as disciplinas o mesmo peso na classificação geral dos atletas.
Premiações
As premiações no TRITON 3 Rio de Janeiro ocorrerão em duas etapas. Diariamente, ocorrerá a cerimônia de premiação dos melhores atletas da disciplina que foi disputada (natação, ciclismo ou corrida), cada um em sua distância (short, middle e long).
Após a disputa das três disciplinas, no domingo (11), os atletas das categorias Solo e Revezamento serão premiados ainda no ranking geral, que considera o desempenho dos três dias conforme o sistema de pontuação explicado acima. Os atletas que disputarem o TRITON 3 Solo também concorrerão a premiação por categoria (faixa etária).
O evento é realizado pela 213 Sports – vertical de esportes da V3A e sócia global do TRITON World Series, juntamente com a Blue Orange e Soul Race USA. O evento conta com apoios de CP Bike, Meet Fisioterapia, Oakley, Strava, Vitafor, Liquidz, Inside Produções e Prefeitura de Mangaratiba, é chancelado pela FTERJ e tem apoio de mídia: Mude. Hotel Parceiro: Portobello Resort & Safári.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de agosto, exclusivamente na Ticket Sports.
Confira abaixo a programação completa:
Sexta | 09 de agosto
12h às 19h Entrega de Kit – Arena Portobello
12h às 14h30 Guarda-volume (Natação)
15h Largada da Natação – Arena Portobello
15h30 às 16h30 Show – Arena Portobello
17h15 Premiação da Natação – Arena Portobello
17h30 às 18h30 Show – Arena Portobello
18h Divulgação Pontuação TRITON 3
Sábado | 10 de agosto
6h às 7h30 Entrega de Kit – Arena Bike
6h30 às 7h45 Acesso a concentração das bikes – Arena Bike
8h Largada do Ciclismo – Arena Bike
10h às 14h Entrega de Kit Kids- Arena Portobello
10h às 19h Entrega de Kit Corrida – Arena Portobello
14h Premiação do Ciclismo- Arena Bike
15h Divulgação Pontuação TRITON 3
15h Largada Kids – Arena Portobello
15h30 às 16h30 Show – Arena Portobello
16h45 às 17h30 Talk-Show Nutrição – Arena Portobello
17h30 às 18h15 Talk-Show O TRITON e sua história – Com Paulo Leite – Arena Portobello
18h15 às 19h Talk-Show Bate-Papo com Atletas – Arena Portobello
Domingo | 11 de agosto
6h às 6h45 Entrega de Kit – Arena Portobello
7h Largada da Corrida – Arena Portobello
9h às 10h Show – Arena Portobello
10h30 Premiação da Corrida – Arena Portobello
11h Premiação TRITON 3 – Short
11h15 Premiação TRITON 3 – Middle e revezamento
11h30 Premiação TRITON 3 – Long
11h45 Show – Arena Portobello
13h Encerramento do evento
Serviço
TRITON 3 Rio de Janeiro
Data: 09 a 11 de agosto de 2024
Local: Portobello Resort – Rodovia Rio – Santos km 434 – Mangaratiba RJ CEP 23860-000
Inscrições e regulamento: Ticket Sports
TRITON World Series e a Final Mundial
Em abril, o país recebeu sua primeira etapa do TRITON World Series, o TRITON 1 Salvador, prova que adota o formato tradicional do triathlon disputado em um único dia. Além desta e do TRITON 3 Rio de Janeiro, em 2024 o circuito terá ainda o TRITON 1 Lisboa, no dia 8 de setembro, na capital portuguesa.
Em 2025 serão ainda mais etapas, que serão anunciadas em breve, além da primeira final mundial do circuito, que terá um sistema de três formatos viáveis para classificação:
Para a etapa TRITON 3 Rio de janeiro 2024, os cinco primeiros colocados masculinos e femininos no geral por distância já garantem sua vaga. Além deles, o primeiro colocado por distância do masculino e feminino de cada categoria de idade também terão sua vaga na final asseguradas. A categoria Mix&Match não contará para classificação, por ser uma modalidade apenas participativa.
O segundo método de classificação é a partir da cota destinada a projetos de Responsabilidade Social. Vagas com wild card limitadas estarão disponíveis para apoiar o projeto de responsabilidade social do evento a uma taxa premium, sendo que o projeto de PRS pode variar de ano para ano.
A terceira e última forma de classificação para a final mundial em 2025 corresponde a 15% das vagas e acontece através de um processo único ofertado pela marca TRITON chamado “Todo mundo é um atleta”, no qual todos os participantes de uma prova oficial, em 2024 e 2025, independentemente da posição que terminem, receberão um link único de inscrição e poderão se cadastrar durante um período de 48 horas.
Calendário Triton World Series 2024
TRITON 1 – Salvador (BA) – 14/abril (já realizado)
TRITON 3 – (RJ) – 9 a 11/agosto
TRITON 1 – Lisboa (Portugal) – 8/setembro
Sobre o TRITON – Um novo circuito mundial de triathlon com três formatos de competição distintos, o TRITON 1, uma competição no formato tradicional de um dia, o TRITON 3, uma das maiores inovações da marca e que consiste numa prova única por etapas que separa a natação, o ciclismo e a corrida em três dias consecutivos e o Gym Series, um projeto que promete levar o triathlon para dentro das academias com o propósito de introduzir e facilitar a iniciação à prática da modalidade. Todas as provas oferecem sempre três distâncias, short, middle e long e múltiplas opções de participação por categorias de idade, gênero e equipes empresariais. Vale ressaltar que a divisão do Mix&Match do TRITON 1 permite os participantes selecionarem a distância que preferem em cada modalidade, natação, ciclismo e corrida, escolhendo assim fazer uma combinação de distâncias preferidas em cada esporte.
Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 80 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
Sobre a Soul Race USA- Fundada em 2019 pelo triatleta e gestor esportivo André Gracindo, a Soul Race USA desenvolve projetos com marcas globais e eventos esportivos internacionais de alto impacto. A empresa é responsável pela presença do TRITON World Series no mercado americano e pela expansão global da marca.