Meias de compressão: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios e prevenções
Geralmente as meias de compressão são associadas às pessoas que têm problemas de circulação de sangue, como varizes, trombose e tornozelos inchados. No entanto, o uso da mesma vai muito além de problemas de saúde. Dessa maneira, buscamos entender os benefícios do uso das meias para o esportista “do fim de semana” e para os atletas de alto rendimento. O doutor Kasuo Miyake, médico vascular doutorado pela USP e pesquisador de meias de compressão, explicou como as meias podem ser benéficas de forma preventiva, reduzindo o risco de lesões, e como elas podem melhorar o desempenho, ajudando você a se recuperar mais rápido após um treino de corrida intenso.
Como elas funcionam?
A meia de compressão evoluiu demais, tanto que descobriram que ela tem que ter uma alta respirabilidade, porque a meia quando é mal feita, quando são muito duras, causa um calor no pé e esse calor faz com que o corpo mande sangue em excesso para lá. Então a meia tem que ter alta respirabilidade, justamente para impedir que o corpo mande mais sangue. As meias de compressão mais modernas são muito eficazes tanto para uma pessoa que vai ficar trabalhando sentado, quanto para um atleta que vai fazer uma corrida mais longa ou uma pessoa que treinou bastante e depois vai trabalhar. É bom salientar que a maioria dos atletas amadores e muitos profissionais têm algum problema de varizes. Os atletas de elite, que disputam uma Olimpíada, ele já tem uma perna tão perfeita que ele geralmente usa a meia de compressão apenas para recuperação pós-treino.
Benefícios
A meia pode agir de forma preventiva tanto para diminuir a vibração muscular durante a corrida quanto para quem tem tendência a ter tendinites e inflamações. A meia de compressão pode ajudar a diminuir essa vibração. Ela também vai ajudar a drenar melhor o retorno venoso, se a meia for boa, porque ela tem que ter uma compressão decrescente. Se a meia tiver todas essas características ela vai ajudar muito na prevenção de problemas futuros, na recuperação muscular pós treino e também na prevenção de inflamações musculares e também em varizes.
Esportes beneficiados
São vários esportes que se beneficiam da meia de compressão, mas um deles é o golfe. A pessoa fica em pé umas cinco horas e caminha uns sete quilômetros. Então, se a pessoa tem a tendência da perna inchada, a meia de compressão ajuda bastante no golfe. Quando se usa a meia de compressão para esporte ela tem que ter a ponteira e a pessoa não pode colocar uma outra meia por cima, porque é até para usar um tênis de tamanho menor, porque a meia é fina e de alta qualidade, e isso permite que a perna não fique inchada. Mas a meia é boa, principalmente, para esportes de alta duração, de mais de uma hora.
Características
As meias precisam ter várias características para terem uma performance excelente: o ajuste perfeito, porque quanto mais você tensiona, maior pressão você têm. Então, se você colocar uma meia reta em uma perna que tenha uma panturrilha forte ou definida, ela vai apertar mais a panturrilha do que o tornozelo, e a meia tem que apertar mais o pé e o tornozelo e diminuir a pressão na panturrilha; o ponto da meia tem que se afrouxado porque ela vai subindo conforme o uso; a meia tem que ter o formato da perna e também tem que ter alta respirabilidade para que ela fique mais leve. A meia precisa ser bem leve e não pode ter costuras por dentro.
Quem pode usar?
O ideal para os atletas é treinar com e sem a meia para ver se a pessoa sente uma melhora ou não. Em muitos casos existe uma melhora, mas tem muitos atletas patrocinados que precisam usar a meia da mesma marca do tênis e às vezes não gostam. Então como a Bauerfeind tem um valor mais alto, pouca gente conhece e pouca gente testa, predomina a sensação de que a meia não tem benefício. Mas se usarem a da Bauerfeind, além da durabilidade do produto, elas vão ver que tanto no treino quanto no pós-treino vão ter benefícios. No treino vão evitar mais lesões e no pós-treino vão ter maior recuperação.