Circuito de Corridas de Rua Curitiba 2015

Tem início no próximo fim de semana, em Curitiba, um dos maiores (talvez o maior) circuito de corridas de rua gratuito do país, o Circuito de Corridas de Rua Curitiba 2015. Ao todo, serão quatro etapas, todas elas contando com provas nas distâncias de 5 km e 10 km, além da caminhada. A 1ª etapa acontece dia 22 de março. Em seguida, a 2ª etapa acontece dia 14 de junho. A 3ª etapa será realizada no dia 26 de julho e a 4ª e última etapa do circuito acontece no dia 4 de outubro.

O Circuito de Corridas de Rua Curitiba 2015 é promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem como objetivo difundir na comunidade a prática da atividade física e favorecer o intercâmbio esportivo e cultural.

O circuito teve início na década de 80, sempre com a proposta de difundir junto à comunidade a importância da prática do exercício físico. Anteriormente, as corridas não eram na forma de circuito, como o formato atual. Eram disputadas de forma aleatória, variando o local de ano para ano. Desde os primórdios, adotou-se a prática da gratuidade nas inscrições.

As provas sempre tiveram, além do cunho esportivo, a conscientização no âmbito social. No início, para se inscrever, o atleta deveria contribuir com a quantia de R$ 10,00. O valor era destinado ao IPCC (Instituto Pró-Cidadania de Curitiba), que revertia a quantia para a campanha do agasalho.

Em 2008, tomou forma o Circuito de Rua de Curitiba, antes com seis etapas e atualmente composto por quatro etapas. As inscrições são gratuitas, mas os organizadores solicitam a doação voluntária de uma lata de leite em pó que é destinada às comunidades mais necessitadas. Todas as etapas contam com a presença de três mil atletas inscritos, que recebem o número de inscrição, chip, hidratação no percurso e medalha ao final.

A inscrição do atleta é feita via internet, após o cadastramento com a apresentação de alguns documentos. Este cadastramento também pode ser feito através do e-mail corridasderua@smelj.curitiba.pr.gov.br. Ao realizar a inscrição, o atleta se compromete a comparecer e participar da prova. Quando o atleta falta ao evento em que estava inscrito, fica automaticamente suspenso para a próxima etapa, não podendo realizar a inscrição. No entanto, caso o atleta comunique a secretaria com antecedência, não haverá problema algum para uma nova inscrição. Medidas como essa visam conscientizar os atletas que ao estar inscrito e não participar da prova ele está tirando a vaga de um atleta que gostaria de correr a prova.

Mais informações podem ser obtidas no regulamento do circuito:
http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2014/00157660.pdf

O circuito deste ano conta com mais algumas ações, além da doação voluntária das latas de leite em pó. A primeira etapa leva o nome de “The Enzo Day”, que reforça a importância de se tornar doador de medula. Enzo era um menino de 4 anos que lutava contra uma doença geneticamente rara, chamada Anemia de Fanconi. Enzo enfrentou dois transplantes de medula e motivou centenas de pessoas a lotarem hospitais da cidade para se cadastrarem como voluntários, deixando o legada de salvar vidas.

Para mais informações sobre a campanha e de como se tornar um doador, acesse o site:
http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/corrida-enzo-day/2183

As demais etapas do circuito também contarão com algum tipo de ação envolvendo doações de sangue e cobertores. Os organizadores reforçam a solicitação aos corredores de que realizem as doações, pois essa ação é recebida com muita alegria pelos que necessitam. Hoje, de cada cinco atletas inscritos, apenas um realiza a doação. Além de praticar atividade física com qualidade, pode-se ajudar o próximo. O Por Falar em Corrida apoia essas ações.

2 thoughts on “Circuito de Corridas de Rua Curitiba 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *