Circuito ParaTodos Etapa Florianópolis – 06/09/2015
Circuito ParaTodos Etapa Florianópolis
06/09/2015
Florianópolis – SC – Brasil
5 km e caminhada de 3 km
Valor da Inscrição
R$ 20,00
Retirada do kit
Aconteceu no sábado anterior à prova na loja da Centauro no Beiramar Shopping. Retirada bem tranquila e fácil.
Kit
Kit composto por camiseta, número de peito, sacola e um cupom de 10% para utilizar na Centauro. O chip deveria ser retirado no dia da prova, das 6h30 às 7h30.
Largada
A largada aconteceu às 8h conforme previsto na Avenida das Nações, na praia de Canasvieiras, norte da Ilha. Largada tranquila e sem problemas.
Percurso
O percurso foi pelas ruas de Canasvieiras. Trajeto com muitas curvas em asfalto e paralelepípedos. Como choveu antes da corrida, havia muitas poças de água no caminho.
Hidratação
Havia dois postos de hidratação. Mais do que suficiente para uma prova de 5 km.
Distância
Nenhum GPS que consultamos marcou 5 km ou mais. Todos marcaram a menos. Entre 4,91 km e 4,96 km.
Pós-prova
Os corredores que chegavam entregavam o chip em troca da medalha. Mais à frente, tinham maçãs, bananas, isotônico e água à disposição. A arena do evento era ampla e contava com pódio, massagens, painéis, mas a chuva transformou o terreno em puro barro e não ficou muito bom para quem estava caminhando ali.
Medalha
Medalha simples. Apenas com o nome do Circuito. Nada mais. Não tem o nome da cidade, não tem a data e nem a fita é personalizada. Bem simples mesmo. É uma medalha genérica do circuito que provavelmente será igual em todas as etapas.
Concluintes
5 km: 388 – 227 homens (59%) – 161 mulheres (41%)
Comentários finais
O Circuito ParaTodos tem o objetivo de promover a inclusão social através da corrida. O que chama a atenção é o valor da inscrição: R$ 20,00. São raras as corridas que tem esse valor na inscrição. A prioridade parece que não foi nem o kit nem a medalha. Foi fazer uma prova organizada, em uma distância curta, para atrair todos. Infelizmente, choveu no fim de semana. No dia da prova, choveu muito logo antes da largada e caiu o mundo depois da corrida. O único momento sem chuva foi durante a prova, o que proporcionou um ótimo clima para correr.
A chuva atrapalhou bastante. O número de concluintes poderia ter sido maior caso fosse um dia de sol ou pelo menos nublado. A arena do evento estava em uma área de terra que virou barro com a chuva. O percurso estava bem demarcado e as ruas quase que exclusivas para os corredores. Domingo de manhã em uma praia no inverno não tem muito movimento. Algumas pessoas também aproveitaram o valor da inscrição e só pegaram o kit, já que a camiseta é boa, de poliamida, e pode ser útil nos treinos. Para quem reclama sempre do valor da inscrição, o Circuito ParaTodos é uma boa oportunidade de corrida em conta e organizada. Corrida é democracia. Corrida é inclusão. Corrida é para mim. Corrida é para você. Corrida é Para Todos era a frase de um dos painéis da arena do evento.
*Participou da prova? Concordou com a análise? Discordou? Quer acrescentar alguma coisa? Entre em contato ou deixe sua opinião nos comentários.
Onde encontrar o Por Falar em Corrida:
- YouTube
- Google+
- Snapchat: falaremcorrida / corrervicia / mgeronasso
- Periscope: Por Falar em Corrida
Escute o Por Falar em Corrida:
- RSS
- iTunes
- Podcast Addict (Android)
- DoublePod (Android)
- Podcast Lounge (Windows Phone)
primeira corrida e eles não estavam avisando que o chip tem que ficar no tênis. não sabia disso e provavelmente esse foi o motivo de muitos não terem concluído oficialmente.
Pode ter acontecido isso, mas para nós foi informado inclusive para colocar no pé esquerdo. Acreditamos, no entanto, que o baixo número de concluintes se deu mais pela chuva. Valeu pela mensagem.