Escolhendo o horário
Chegamos novamente à questão que não me incomodava nas férias: quando correr? Em qual horário? O fim das férias coincidiu com a chegada do inverno. Acordar cedo, às 5h, implica em correr ou pedalar em um clima mais gelado. Por outro lado, o vento é raro pela manhã.
Correr à tarde já traz o vento como companhia quase constante. A vantagem é que já é menos frio. Em dias de chuva complica, mas em dias normais a tendência é o asfalto esquentar no decorrer do dia. Outro ponto ruim é que almoço depois das 13h30. De manhã só corro em jejum e à tarde teria o treino pouco mais de 2 horas depois de comer.
Iniciar o treino depois das 18h é praticamente impossível. Não gosto de correr à noite. Desse horário para frente só fica mais escuro e mais perigoso. Além do frio. Fica como uma última opção, se todas as outras derem errado. Se tiver que sair, talvez faça com a bike. Correr é mais difícil.
Há ainda a possibilidade de correr antes de almoçar, logo que chego em casa, depois das 13h30. Essa é uma alternativa que estou pensando. Já fiz isso em 2015 e foi uma boa experiência, apesar de só comer depois das 15h. Estou testando e vendo o que vai ficar melhor.
A tendência no momento é fazer os treinos semanais à tarde, iniciando entre 16h e 17h, e os treinos de fim de semana pela manhã. Pretendo testar também o treino pré-almoço em alguns dias, provavelmente nas terças e quintas, já que tenho pilates às 17h. Se tiver bike ou corrida ou ainda bike e corrida nesses dias, vou ter que fazer umas adaptações e esse horário antes do almoço pode melhor .